Nossa Cidade
Sumaré recebe espetáculo musical ‘A Borboleta Sem Asas’ na próxima terça-feira, 3
O palco do Anfiteatro “Dirce Pinto Dalben”, no Centro Administrativo de Nova Veneza (Seminário), recebe na próxima terça-feira (3), às 14h30, o espetáculo musical “A Borboleta Sem Asas”, da companhia paulistana Grupo Trapiche de Teatro. A entrada é gratuita*.
A peça narra a história da borboleta Babi, que por ter nascido sem asas, é destratada por outras borboletas em uma visita a um lago, mas acaba contando com a solidariedade de diversos insetos, como uma abelha, um caramujo e um vagalume, que a ajudam em sua trajetória.
Ambientada em um grande jardim, onde vários animais buscam viver em harmonia mesmo com as particularidades de cada um, “A Borboleta Sem Asas” parte da jornada da protagonista para abordar temas como deficiência, acessibilidade, diversidade e inclusão em uma linguagem voltada ao público infantil.
“Trazer um tema de tamanha relevância, como esse, em um país onde ainda sofremos com a falta de apoio e preocupação com o portador de necessidades especiais num espetáculo voltado para o público infantil e jovem, colabora com o debate e age como agente facilitador para a discussão principal”, conta a integrante do Grupo Trapiche Nayana Gomes.
Ela explica ainda que a peça foi viabilizada pelo grupo de forma a encontrar pontos de intersecção entre o teatro musical, o cinema e os gêneros do teatro clássico e de texto.
Criada em 1996 a partir de um desejo de César Cavelagna e Marcos Okura de discutir o assunto da deficiência com os pequenos, a versão que vem a Sumaré foi atualizada em 2019 e tem direção de Bebel Ribeiro e Paula Flaibann.
“A Borboleta Sem Asas” já ganhou também duas outras montagens profissionais para o palco, uma delas da extinta Cia. de Teatro Rock, de Ferraz, Okura, Fezu Duarte e Fábio Ock; uma montagem criada por estudantes ao fim de uma oficina de teatro e uma adaptação audiovisual para o programa Teatro Rá-Tim-Bum, da TV Cultura.
Sinopse
Babi é uma borboleta que nasceu sem asas. Certo dia, ela decide ir até o lago com as outras borboletas, mas elas a destratam por causa de sua deficiência. Ao decidir ir até o lago pela terra, ela conhece diversos outros insetos que a ajudam em sua trajetória, como a abelha Abel, o caramujo Magnólio e o vagalume Lamparino, entre outros, cada um com sua particularidade. O musical A Borboleta Sem Asas é uma obra de César Cavelagna, com dramaturgia de Marcos Ferraz, músicas de Marcos Okura, Ricardo Brunelli e Vinícius Loyola, direção musical de Vinícius Loyola e direção artística de Paula Flaibann e Bebel Ribeiro.
Serviço:
Dia: 3 de maio de 2022
Local: Anfiteatro “Dirce Pinto Dalben”. Avenida Brasil, 1.111. Nova Veneza.
Horário: 14h30.
Classificação: Livre (Recomendado para crianças a partir de 4 anos).
*Obrigatório o comprovante físico ou digital da vacina anti-covid para entrar no teatro.