Connect with us

Nossa Cidade

Vai comprar presente para o Dia dos Pais? Fique atento às dicas do Procon Sumaré!

Publicado

em

procon de sumaré

Uma data muito especial aproxima-se: o Dia dos Pais, comemorado no próximo domingo (9). Como forma de demonstrar todo o carinho recebido, os filhos tradicionalmente procuram caprichar no presente. Para ajudar no momento das compras e evitar possíveis problemas, o Procon Sumaré dá algumas orientações aos consumidores.

“Prestigiar o comércio local é sempre a melhor opção, pois colabora no desenvolvimento da nossa cidade. Procure lojas que ofereçam entregas em domicílio ou sistema drive-thru. Esse tipo de compra, assim como as feitas pela internet, já caíram no gosto de muita gente e ganharam ainda mais adeptos durante o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus. E se você precisar sair de casa, não se esqueça de que, para preservar a sua saúde e a do próximo, é necessário seguir as recomendações de segurança e higienização: uso de máscara, álcool em gel e manter a distância entre as pessoas”, lembrou o prefeito Luiz Dalben.

Se você optar pelas compras em lojas físicas, saiba que a troca de produtos por motivos de cor e tamanho, por exemplo, não é obrigatória, vale a política de cada loja. Pbor isso, antes de efetuar a compra, verifique se o produto poderá ser trocado em caso de necessidade, mantenha a etiqueta nas peças e a nota fiscal

É importante exigir, por escrito, o prazo para entrega de produtos e montagem, que deve ser acordado no momento da compra. Desconfie se o desconto oferecido for muito abaixo dos estabelecimentos concorrentes. Observe se as mercadorias não são peças de mostruário – que podem apresentar avarias.

O prazo para reclamações em caso de problemas aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias (produtos não duráveis) ou 90 dias (bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos). O problema deve ser solucionado pelo fornecedor em 30 dias.

Publicidade

“Nas lojas físicas, diferente da compra virtual, a troca de produto não é obrigatória, somente se apresentar defeito, mas muitos estabelecimentos adotam essa prática. Peça e guarde a nota fiscal e o registro por escrito das condições de troca”, orienta o Procon. “O Código de Defesa do Consumidor garante o prazo de arrependimento de 7 dias para compras realizadas pela internet”, completa.

Compras on-line

Nas compras pela internet, pesquisar muito bem é o segredo para não cair em ciladas. Procure informações se a loja on-line é confiável e se não existem muitas reclamações de consumidores. Procure no site o CNPJ da loja, endereço físico, telefone, canais de contato direto (chat, e-mail, SAC).

Desconfie se essas informações não forem encontradas com facilidade. Nunca clique em anúncios recebidos por e-mail ou nas redes sociais, pois eles podem levar a sites fraudulentos. O recomendado é sempre digitar o endereço do site.

Desconfie de valores muito abaixo da média. O consumidor cauteloso deve fazer uma pesquisa de preços dos produtos que deseja comprar. Se alguma oferta apresentar preço muito abaixo, pode esconder uma armadilha, como produto com defeito.

Publicidade

Ao finalizar a compra, confira se o preço cobrado no carrinho é o mesmo da oferta anunciada. E muita atenção também aos juros cobrados em caso de pagamento parcelado. Confira também o valor do frete, ele deve ser coerente. Às vezes, o preço cobrado pelo frete pode ser muito alto ou até maior que o valor do próprio produto. 

A etapa do pagamento é a que requer mais atenção dos consumidores. Antes de informar qualquer dado bancário, certifique-se de que está no site verdadeiro da loja (por isso, deve-se digitar o site e não clicar em links) e se a página é segura (apresenta um cadeado na barra de endereço do navegador).

Em pagamentos feitos com boleto, por ser à vista, normalmente o consumidor consegue mais descontos. No cartão de crédito, tem que observar as opções de parcelamento e juros. O risco do boleto, porém, é que a compra é paga antes do recebimento do produto. Na hora de gerar o boleto, confira as informações do emissor, se a loja aparece como beneficiária. É muito difícil conseguir o reembolso nos pagamentos feitos dessa forma gerados em sites falsos.

Se for utilizar cartão de crédito, dê preferência ao uso do cartão virtual. O número de cartão temporário, gerado pelos aplicativos dos bancos, é válido para uma compra única na internet.

Em caso de cancelamento da compra ou devolução do produto, a restituição do valor deve ser feita de forma imediata pela loja. Para pagamentos com cartão, a devolução é em forma de estorno, o que pode demorar até 60 dias (dois ciclos da fatura do cartão). Ainda no caso de devolução do produto, as lojas costumam oferecer a opção de voucher ou vale-crédito, em que o consumidor fica com o valor do produto devolvido como opção para novas compras.

Publicidade

Para a entrega, anote o prazo prometido no site e emitido na nota fiscal da compra. A empresa é obrigada a cumprir o prazo anunciado. O atraso na entrega caracteriza descumprimento da oferta, de acordo com o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor. Se isso acontecer, o consumidor pode exigir o cumprimento imediato da entrega, outro produto equivalente, ou desistir da compra e restituir integralmente o dinheiro já pago, incluindo o frete, e também eventuais perdas e danos decorrentes da demora.

Em compras realizadas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento, conforme artigo 49 do CDC. A compra poderá ser cancelada até sete dias após o recebimento do produto, que poderá ser devolvido sem justificativas, desde que não tenha sido usado. O consumidor tem direito ao reembolso do valor total pago, incluindo o frete.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook