Nossa Cidade
Vigilância Sanitária realiza curso para tatuadores e profissionais da área na próxima 2ª-feira, dia 12
O setor de Vigilância Sanitária do Departamento de Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré realiza na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro, o treinamento “Tatuagem e Piercing – Orientações da Vigilância Sanitária para profissionais”. A capacitação, voltada para os profissionais da cidade, acontece das 8 às 13 horas, na Faculdade Anhanguera, sala 18, bloco B, localizada na Avenida Eugênia Biancalana Duarte, Jardim Primavera, Região Central.
O curso conta com 3 módulos: demonstração das doenças transmissíveis por tais procedimentos e situação das mesmas no município; apresentação das orientações relativas à documentação, estrutura física, materiais utilizados e procedimentos; e orientação quanto ao procedimento de processamento de artigos (esterilização de materiais). O treinamento foi desenvolvido com base nas legislações estaduais e federais. Um manual com orientações gerais será distrubuido para os participantes.
“Desde o início do ano a Vigilância Sanitária tem desenvolvido ações de notificação e autuação de estabelecimentos destinados à pratica de tatuagem e piercing que não possuem licença ou cadastro do órgão municipal. Com base nessas ações é que resolvemos fazer esse treinamento e elaborar o manual, que além de ser distribuído para quem estiver no curso, também ficará disponível na Vigilância Sanitária para quem tiver interesse”, explicou a gerente da Saúde Coletiva, Adriana Medeiros.
“Estas ações nos estabelecimentos visam legalizar todos os estúdios e profissionais que atuam na área, conforme prevê legislação estadual e, principalmente, diminuir o risco de exposição da população a doenças como hepatite e HIV, além de infecções e alergias causadas por procedimentos inadequados”, completou Adriana.
Os interessados podem se inscrever pelo email sanitaria@sumare.sp.gov.br, enviando nome completo, telefone de contato e local de trabalho ou de realização de curso de formação.
A Vigilância Sanitária orienta os profissionais que ainda não estão legalizados a procurar o setor de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. O endereço é Rua Alzira Pires Fóffano, n° 3, Parque Franceschini. Os telefones de contato são (19) 3873-4838 e (19) 3873-2939.