Nossa Cidade
Zoonoses de Sumaré alerta para cuidados com escorpião
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Unidade de Zoonoses e Vigilância Epidemiológica, alerta a população para os cuidados com animais peçonhentos, em especial o escorpião-amarelo.
O número de incidentes com o animal no 1º semestre deste ano, quando comparado o primeiro semestre do ano passado, aumentou 35,9%, passando de 64 para 87. Para combater o problema, a equipe de Zoonoses promove desde junho a dedetização de prédios públicos. Além disso, uma empresa terceiriza é responsável pela dedetização de todas as regiões da cidade anualmente.
“Os cuidados a serem tomados nas residências e no entorno das mesmas devem ser intensificados pela população nesta época do ano. Ao notar a presença de escorpiões, nunca tentar pega-los, mas sim entrar em contato com profissionais para retirada dos mesmos do local”, alertou a coordenadora da Unidade de Zoonoses, Josiane Sauniti.
Ela recomenda ainda a instalação de telas em ralos, remoção de entulhos, e o bloqueio de buracos e frestas onde o animal possa se alojar.
“Vale destacar que nunca se deve jogar lixo em terrenos baldios, bem como evitar queimadas em terrenos baldios, pois assim os escorpiões ficam desalojados e vão buscar abrigo em residências próximas ao local. A equipe da Zoonoses reforça também que os agentes têm recebido constante formações para o enfrentamento do escorpionismo”, diz a coordenadora.
Quem identificar criadouros ou encontrar escorpiões-amarelos pode entrar em contato com a Prefeitura de Sumaré, por meio do telefone 156, para serviços de remoção e orientações. Por indicação do governo estadual, crianças com até 10 anos de idade que forem picadas devem ser levadas diretamente para atendimento no HES (Hospital Estadual de Sumaré), para receber o soro antiescorpiônico.