Connect with us

Nossa Cidade

Operação limpeza de Sumaré alerta para colaboração dos moradores

Publicado

em

Cerca de 1.500 toneladas de entulho – entre resíduos da Construção Civil, móveis velhos, colchões e outros materiais inertes – foram recolhidas de áreas verdes na Região do Picerno, por meio da “Operação Pente Fino”, deflagrada pela Prefeitura de Sumaré no fim do ano passado. Os bairros Portal Bordon e Jardim Picerno foram os primeiros a receber a limpeza nesta região. A ação também será realizada nos jardins das Orquídeas, São Domingos e Basilicata.

O trabalho de limpeza foi cumprido, mas, para manter estas áreas livres do entulho, mais saudáveis para toda a população, a Prefeitura de Sumaré conta com a ajuda dos moradores, que podem – e devem – agir como agentes fiscalizadores para combater o descarte irregular de inertes em áreas verdes públicas. Qualquer pessoa pode colaborar, denunciando pelos telefones da Secretaria de Serviços Públicos, das Administrações Regionais, ou pelo canal direto da Ouvidoria Municipal (veja contatos abaixo).

“Locais com acúmulo de entulho são ambientes propícios para o aparecimento de cobras, ratos, escorpiões e outros animais peçonhentos. Também se tornam possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya. Por isto, a ajuda da população é fundamental, já que manter estas áreas limpas é garantia de saúde para todos nós”, lembrou o administrador da Regional do Picerno, Jair Trindade Brandão.

A “Operação Pente Fino” vem sendo realizada em diversos bairros de Sumaré desde dezembro de 2014, executada pela empresa contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Todo o trabalho tem acompanhamento e fiscalização da Administração Municipal.

As operações têm como objetivo o recolhimento e a destinação correta do material inerte depositado de forma irregular em áreas verdes públicas e a conscientização de todos os cidadãos sumareenses. Restos de reforma, construção ou ampliação são de responsabilidade exclusiva dos proprietários dos imóveis em obras que devem contratar caçambas particulares de empresas especializadas.

Publicidade

ORIENTAÇÃO

Junto ao trabalho de recolhimento e destinação do entulho, a fiscalização está sendo intensificada, notificando e multando quem depositar inertes e outros materiais de forma irregular, seja em área pública ou nas vias públicas (ruas, avenidas e calçadas).

A “Operação Pente Fino” integra a campanha de conscientização “Sumaré, Cidade Mais Limpa” (conforme Lei Municipal nº 5.554/2013), deflagrada no início de 2014 no município. A campanha visa também reforçar as ações antidengue já realizadas pela Prefeitura.

O morador pode ajudar a Prefeitura a flagrar o depósito irregular de entulho a fim de que a Fiscalização Municipal tenha condições de identificar e multar os responsáveis por este crime contra o Meio Ambiente. Denúncias podem ser feitas ligando para a Prefeitura no ato do descarte do entulho ou fotografando a pessoa que comete a infração.

As equipes de fiscalização das secretarias municipais de Serviços Públicos e de Meio Ambiente, além da Guarda Municipal, têm atuado em campo, junto aos moradores, oferecendo as orientações necessárias e por meio da distribuição de folheto informativo sobre a “Operação Pente Fino”.

Publicidade

TELEFONES PARA DENÚNCIAS

Secretaria de Serviços Públicos: (19) 3399-5896

Administrações Regionais:

Picerno: 3873-2225

Centro: 3828-8339

Publicidade

Nova Veneza: 3864-1337

Maria Antonia: 3854-3251

Área Cura: 3864-1968

Matão: 3854-3200

Áreas Rurais: 3828-4152

Publicidade

Ouvidoria Municipal: 0800 770-0770

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook