Nossa Cidade
Sumaré anuncia planos para melhorar Trânsito e Saúde
Durante mais uma reunião de prestação de contas da Prefeitura de Sumaré, realizada na última quarta-feira, dia 11 de fevereiro, os mais de 80 líderes comunitários, membros da sociedade civil e moradores dos bairros da Região do Matão presentes “aprovaram” simbolicamente, por aclamação, o início dos estudos para uma completa remodelação das principais Unidades de Saúde da área – anunciados pessoalmente pela prefeita Cristina Carrara.
Os planos, que serão conduzidos pela equipe da Secretaria de Saúde, avaliam a viabilidade de mudança do PA (Pronto Atendimento) do Matão para o prédio ao lado, onde atualmente funciona o Centro Cultural, que seria reformado e ampliado com recursos próprios da Prefeitura para esta finalidade. No antigo prédio do PA, funcionaria apenas o PSF (Posto de Saúde da Família), que também seria reformado e ampliado com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). E o Centro Comunitário iria para um novo local, também mais adequado às suas atividades.
Cristina também informou que as secretarias de Planejamento e de Mobilidade Urbana trabalham atualmente num projeto para melhorar as condições de tráfego nas avenidas Emílio Bosco e Santo Irineu, cujas melhorias devem ser iniciadas em 2015 de forma gradual. “Estamos buscando todas as alternativas para dar andamento ao projeto. Ainda neste semestre devemos divulgar mais detalhes”,
Coincidentemente, após a apresentação da Prefeitura, foi mostrado o resultado da coleta de sugestões de prioridades para os próximos dois anos, realizada na forma de um formulário preenchidos pelos presentes na entrada da Escola Municipal “Jardim Lúcia”, local do encontro – e 62% apontaram as melhorias nas duas avenidas como a maior prioridade atual dos moradores da Região do Matão, seguido pelas “melhorias nas unidades de Saúde”, com 15% dos pedidos. “Melhorias na pavimentação” foi o 3º item mais citado, com 10% das indicações.
Na segunda parte da enquete, que pediu que os moradores apontassem as principais realizações da Prefeitura nos últimos dois anos, mas amplas melhorias já realizadas na Rede de Saúde do Matão também foi o item mais lembrado, com 45%, seguido pela reforma da EM “Jardim Lúcia”, com 25%, e os serviços de recolhimento do entulho depositado irregularmente em áreas verdes públicas, com 22% das citações.
Além de todos os secretários municipais e equipes das diversas secretarias da Prefeitura, também estiveram presentes os vereadores Cícero Ceará, Sergio Populina e Ronaldo Mendes.
“Foi um encontro muito positivo, com uma ótima participação das lideranças aqui do Matão – como foi o primeiro, na Área Cura. Nosso objetivo é mostrar tudo que estamos recuperando em nossa cidade, mostrar o que fizemos e, com um relacionamento mais próximo com a população, entender suas dificuldades. Este é um passo importante de transparência e um trabalho de parceria com a comunidade. Estamos trabalhando intensamente para vencer os desafios na busca de atender e fazer cada vez melhor. É importante destacar que, a partir do monitoramento das demandas apresentadas pela população nos encontros que estamos realizando, será possível administrar melhor as prioridades e serviços prestados”, afirmou a prefeita.
APROVAÇÃO
Os convidados concordaram. “Realmente, muita coisa melhorou aqui no Matão sim, não podemos questionar. Os Postos de Saúde estão sendo reformados, acabaram os ‘agitos’ e os ‘pancadões’. O maior problema aqui está sendo a Avenida Emilio Bosco, o trânsito é muito ruim, não existe fiscalização. Mas com esta apresentação e a explicação dela, vamos aguardar com esperanças o que ela prometeu”, afirmou Sara Moreira, de 30 anos e moradora do bairro “desde que nasceu”.
Dona Olívia Ferreira da Silva, de 74 anos e moradora do Matão há 44, lembrou que “quando vim pra cá, isto era só mato”. “A região cresceu sem planejamento. Conheço a Cristina desde menina, ela tem princípios. Se temos problemas aqui, eles vêm de muitos anos atrás, de más administrações anteriores, não podemos culpá-la, ninguém aqui pode reclamar dela, que tem feito o que pode. Agora temos que aproveitar esta oportunidade em estarmos junto ao governo, comunidade e governo, para buscar uma melhor qualidade de vida para todos nós. Acredito que a prefeita está tentando melhorar Sumaré ‘de cabo a rabo’”, falou Dona Olívia aos presentes.
A CAMPO
A prefeita também deixou um recado ao secretariado. “Conversei com a equipe para ouvir os anseios da população e dar retorno. Às vezes, a população não sabe a melhor forma de como colaborar. Precisamos e queremos estreitar a relação para encontrarmos soluções”, falou a chefe do Executivo.
Ela também disse que “quer sair mais do gabinete”. “Vamos juntos, ainda temos muito que fazer. Fiz questão de trazer os secretários para eles entenderem que a população é prioridade e para a população conhecê-los pessoalmente”, completou Cristina.
O vereador Cícero Ceará elogiou o projeto das reuniões com lideranças regionais. “Quero aqui reconhecer a importância desse encontro. Este momento é muito importante, esta dinâmica. É preciso que vocês se sintam parte desta cidade. É muito importante reconhecer que a prefeita está vindo ouvir a população, dar a devida transparência. A responsabilidade é nossa, mas a população precisa ser efetiva na participação”, disse o legislador.