Nossa Cidade
Vacinação contra o Coronavírus: Sumaré chega a 160 mil doses aplicadas
Mais de 160 mil doses da vacina contra o Coronavírus foram aplicadas até o momento em Sumaré e a quantidade de pessoas que se dirigiram até os postos de vacinação dobrou nos últimos meses – em 31 de maio eram 80 mil doses aplicadas.
O boletim atualizado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sumaré na última quarta-feira (14) registra um total de 162.337 doses aplicadas – sendo 132.704 (1ª dose) e 29.633 (2ª dose). A campanha segue acelerada na cidade, que está prestes a completar 50% de toda a sua população – estimada em aproximadamente 280 mil habitantes pelo IBGE – com pelo menos a primeira dose da vacina (atualmente a porcentagem é cerca de 47%).
A vacinação continua em sete endereços, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Deve procurar um dos pontos de imunização a população a partir de 35 anos de idade e demais públicos definidos pelo Plano Estadual de Imunização. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa ou cônjuge (neste caso, deve levar a certidão de casamento).
O secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, destaca o comprometimento de toda a equipe envolvida no trabalho de vacinação, responsável pelo bom desempenho da campanha na cidade: “Contamos com profissionais muito capacitados para o atendimento humanizado da nossa população, desde o recebimento da vacina até a aplicação da dose. São colaboradores da Rede Municipal de Saúde e também o apoio de escolas técnicas e faculdades que nos dão todo o suporte necessário para que possamos avançar a campanha. Nossa gratidão a todos”.
Importante ressaltar que a eficácia da vacina só é atingida se o esquema vacinal estiver completo (são duas doses no caso das vacinas Coronavac, Astrazeneca e Pfizer e dose única na Janssen). Por isso, a Prefeitura de Sumaré tem intensificado o trabalho de busca ativa dos “faltosos” para a segunda dose. O contato tem sido feito via telefone pelos colaboradores municipais.
Público-alvo:
De acordo com o Plano Estadual de Imunização, devem receber a vacina contra a Covid-19 os moradores a partir de 35 anos de idade; profissionais da Saúde; profissionais da Educação acima de 18 anos (com QR Code); motoristas e cobradores do transporte público residentes em Sumaré (com QR Code); gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto) com ou sem comorbidades acima de 18 anos; transplantados e Síndrome de Down acima de 18 anos; pessoas com deficiência permanente grave acima de 18 anos (com ou sem BPC e laudo médico) e pessoas com comorbidades acima de 18 anos.
Pontos atualizados de vacinação:
- Centro Esportivo “Vereador José Pereira” – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, nº 261, Vila Yolanda Costa e Silva;
- EM Martha Smolli Domingues – Rua Eucaliptos, nº 181, Jardim Basilicata;
- EE Ângelo Campo Dall’orto – Avenida São Paulo, nº 466, Jardim Nova Veneza (entrada pela Rua Ceará);
- EM Anália Oliveira Nascimento – Rua Maria Conceição da Rocha Ferraz, nº 565, Jardim Bom Retiro;
- EE Profª Flora Ferreira Gomes – Rua Alipio Cassiano Dutra, nº 545, Ângelo Tomazin;
- EM Alfredo Castro Donaire – Rua São Timóteo, nº 121, Parque General Osório;
- Clube Recreativo – Avenida Rebouças, 863, Centro.