Connect with us

Nossa Cidade

30 multas aplicadas no 1º dia de fiscalização de caminhões de lixo

Publicado

em

Apenas no primeiro dia da ação da fiscalização dos caminhões de lixo que circulam pela Rua Lindário Constantino Parmegiani, entre o Jardim Dall’Orto e o Parque Itália, e outros pontos da Região do Maria Antonia, 98 caminhões foram abordados. A fiscalização teve início na última terça-feira, dia 20 de janeiro. Dos caminhões vistoriados, 27 foram autuados pela Secretaria de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente por mau estado de conservação e derramamento de chorume em via pública, causando “impactos ambientais”, e outros três foram multados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Rural, por transporte irregular deste tipo de material.

A fiscalização é uma ação da Prefeitura de Sumaré, por meios das equipes de fiscalização das secretarias de Meio Ambiente, Segurança e Defesa Civil e Mobilidade Urbana e Rural (Trânsito), que visa coibir os abusos, como o derramamento de chorume, que vinham gerando reclamação da população da Região do Maria Antonia. O trabalho vai continuar por tempo indefinido e pode ser realizado em outros pontos da malha viária urbana de Sumaré.

“Essa fiscalização é muito importante para nos ajudar a cuidar do meio ambiente e da população. Esperamos com essas multas aplicadas reduzir o número de caminhões que trafegam de forma irregular e, assim, conscientizar também as empresas que prestam estes serviços”, comentou o secretário municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, Moises Paschoalin.

BLITZ

O objetivo da fiscalização é inibir o derramamento de chorume nas ruas por este tipo de transporte de carga, que trafega pela cidade em direção à Central de Gerenciamento da Estre Ambiental, em Paulínia.

Publicidade

Seguindo determinação da prefeita Cristina Carrara, os fiscais de cada secretaria sumareense ficaram responsáveis por avaliar os itens que cabem às respectivas pastas, bem como por expedir, no próprio local, os autos de infração de acordo com as leis municipais que tratam de assuntos, com a documentação do veículo e com as eventuais irregularidades ambientais verificadas em cada caminhão fiscalizado.

“Recebemos muitas reclamações dos moradores e comerciantes falando sobre o mau cheiro dessas ruas que dão acesso a Paulínia. Essa fiscalização é para evitar o derramamento de chorume nas ruas, evitando a contaminação do meio ambiente e melhorando para a população de Sumaré. Logo na primeira hora de trabalho, três caminhões de lixo já foram autuados”, contou o secretário municipal de Defesa, Proteção e Preservação do Meio Ambiente, Moises Paschoalin, no início da operação.

Após a notificação de autuação, é preciso que a empresa repare a irregularidade para voltar a trafegar com o veículo. A multa para o derramamento de chorume pode chegar a quase R$ 2 mil e, em caso de reincidência, há agravos. O ato configura crime ambiental de acordo com a Lei Municipal 5.274/2011, que trata do impacto ambiental de empreendimentos e atividades.

A Prefeitura de Sumaré pede que os moradores continuem colaborando com a Administração Municipal, por meio de denúncias através do telefone da Ouvidoria Municipal: (19) 3828-2187.

Publicidade

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook