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Nossa Cidade

5 mil ações de limpeza e desobstrução de galerias pluviais desde 2013

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Desde o excesso de areia até o acúmulo de resíduos da construção civil – entre eles blocos de isopor e tijolos – além de objetos mais comuns como sacos plásticos e garrafas pet. Uma infinidade de materiais inservíveis é retirada das tubulações que captam as águas das chuvas em todo o Município durante o trabalho preventivo de limpeza e desobstrução de galerias pluviais (das chuvas) executado com frequência pela Prefeitura de Sumaré. Se estas ações não fossem realizadas, o escoamento da água ficaria prejudicado, causando pontos de alagamentos em dias de chuva.

Com o objetivo de melhorar o escoamento da água e evitar enchentes, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Sumaré realizou mais de 5 mil ações de limpeza e desobstrução  preventivas de galerias de águas pluviais nos últimos dois anos.

O trabalho é feito manualmente ou com o auxílio do caminhão de alta pressão a vácuo nos casos mais críticos. As ações seguiram uma programação planejada pelas equipes de Serviços Públicos e contemplaram todas as seis regiões da Cidade, incluindo também a recuperação e a instalação de tampas de concreto e grades de ferro em diversas bocas de lobo.

De acordo com o secretário da pasta, Carlinhos Barijan, as operações continuarão durante todo o ano de 2015 nos pontos onde for constatada a necessidade de desentupimento da tubulação.

“Lembramos sempre que a colaboração de todos os moradores é fundamental para a manutenção deste trabalho. O lixo descartado de maneira irregular nas vias públicas vai parar nas galerias e gerar transtornos nos dias de chuva. Por isto, é necessário fazer o descarte adequado para impedir futuras obstruções”, destacou Barijan.

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O lixo comum deve ser ensacado e colocado na frente da casa próximo ao horário da Coleta Municipal. Já os restos de podas e resíduos de construção civil devem ter a destinação adequada.

Em caso de entupimento das bocas de lobo por sujeira e mato ou a falta de tampas e grades, a orientação é que o morador entre em contato, imediatamente, com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, pelo telefone (19) 3399-5896, ou pelo telefone da Ouvidoria Municipal, o 0800-770-0770 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas).

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